No dia 22 de Setembro acontecerá um evento chamado equinócio de primavera. O equinócio acontece quando o dia tem a mesma duração da noite, ou seja, a Terra recebe o mesmo tanto de luz solar nos dois hemisférios, como mostra a imagem a seguir.
Os equinócios acontecem no mês de Março e Setembro. Em Março marca o começo da primavera no hemisfério norte e em Setembro no hemisfério Sul.
Além disso será o ultimo mês deste ano para ser observar Saturno. Depois de Setembro ele estará aparentemente muito próximo ao Sol, impossibilitando sua observação.
Calendário do mês de Setembro
08/09 – Lua em fase Quarto Minguante próximo ao planeta Júpiter.
12/09 – Lua próxima ao planeta Vênus.
16/09 – Lua em fase Lua Nova.
22/09 – Lua em fase Quarto Crescente e Equinócio de primavera
30/09 – Lua em fase Cheia.
Os Planetas do Mês de setembro
Mercúrio, na constelação de Leão, estará muito próximo ao Sol durante todo mês de Setembro, impossibilitando sua observação.
Vênus, próximo a constelação de Gêmeos, estará com magnitude -3.8. Poderá ser observado todas as manhãs de Setembro, nascendo aproximadamente as 4h próximo do horizonte Leste. No dia 12 a Lua estará próximo a Vênus.
Marte, com magnitude 1.38, poderá ser observado todas as noites do mês de setembro, próximo a constelação de Virgem.
Júpiter estará na constelação de Touro com magnitude -1.94. Poderá ser observado todas as madrugadas do mês de Setembro, a partir da 1h. No dia 8 a Lua estará próximo a Júpiter.
Saturno, na constelação de Virgem, estará com magnitude 0.99. Poderá ser observado durante todas as noites do mês de Setembro. Será o último mês para observar Saturno neste ano.
Urano, com magnitude 6.0, poderá ser observado durante todas as noites deste mês, na constelação de Peixes. Urano só poderá ser observado com auxilio de um telescópio.
Netuno poderá ser observado, com auxílio de um telescópio, na constelação de Aquário, com magnitude 7.65.